top of page

HISTÓRIA

Febraeda: uma história fincada na união

O início da história da Febraeda é fincado na união. Em 2004, em São Paulo, representantes de duas federações, a Febrase (Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes) e a Febrasa (Federação Brasileira das Associações de Adolescentes), decidiram que era hora de somar esforços.

A Febrase aglutinava as instituições conhecidas como CAMPs, ou Patrulheiros. A Febrase, por sua vez, congregava entidades denominadas Guardas Mirins. A iniciativa de unir as ações veio da vocação em comum de ambas: o atendimento e a orientação às entidades que realizam a promoção social de jovens em situação de vulnerabilidade, através de programas ou projetos de formação e inserção no mundo do trabalho.

Se, durante muitos anos, as duas federações caminharam paralelamente na luta em prol das entidades e organizações sociais, chegara o momento de, em um gesto solidário, demonstrando capacidade de superação das diferenças, unir-se em função dos objetivos idênticos e da meta do bem-estar social.

A Febraeda (Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes), nome cunhado para representar a união das entidades que lhe deram origem, foi fundada em 11 de setembro de 2004. Além do caráter agregador e orientador, a federação nasceu com a missão de defender suas associadas frente às pressões de órgãos que desconheciam, ou ainda desconhecem, o propósito e o benefício das ações socioassistenciais e socioeducativas para os jovens, suas famílias e comunidades.

Surgiu, portanto, a Febraeda, ampliando o diálogo nas instâncias que lhe dizem respeito, dando maior transparência às ações institucionais e reafirmando o trabalho das entidades com uma ação séria e responsável no atendimento às demandas sociais de nosso país.

bottom of page