Please reload

Posts Recentes

Santos recebe o 9º Encontro Nacional da Febraeda, que refletiu sobre Assistência Social e Socioaprendizagem

Abertura do 9º Encontro Nacional da Febraeda 

 

 

Participaram do evento 241 representantes de 38 entidades de todo o Brasil

 

 

A Febraeda (Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes) realizou entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro seu 9º Encontro Nacional, com apoio do CAMPS (Santos). Participaram do evento 241 representantes de 38 entidades de todo o Brasil, autoridades e conselheiros de Direitos, para dois dias de estudos e reflexões sobre a “Assistência Social e a Socioaprendizagem”.

 

No primeiro dia, as atividades e palestras aconteceram no Auditório da Secretaria da Receita Federal de Santos. No dia seguinte, o próprio CAMPS recebeu a todos em sua sede e as oficinas se dividiram nas salas recém-inauguradas. No encerramento, foi realizada a confraternização de final de ano das entidades.

 

O evento aconteceu em meio à comemoração dos 50 anos de fundação do CAMPS, muito elogiado por sua história e exemplo de bom atendimento na cidade de Santos.

 

Os participantes debateram sobre temas de extrema importância para as entidades e seus atendidos. “Aprendizagem Profissional” foi o tema abordado por Tharcísio Esteves Fernandes, da SRTE-Reg. Santos, e Atílio Peppe, gerente do Núcleo de Programas Sociais da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo. “Cotas Sociais - Decreto 8.740 e seus Desafios” ficou a cargo de Alice Grant Marzano, auditora fiscal do Trabalho e coordenadora do Projeto de Fiscalização para Inserção de Aprendizes, e Rosa Russo, titular da Secretaria de Assistência Social de Santos.

 

“Aportes para metodologias do trabalho com famílias no âmbito da assistência social” foi capitaneado por Rodrigo Diniz, assistente social e consultor nas áreas de Assistência Social e Territórios. “Sonhos: objetivo para uma aprendizagem significativa” foi apresentado por Jane Clemente, educadora e especialista em Gestão de Projetos Sociais.

 

"Branding - O sucesso de uma marca!" teve como palestrantes Ricardo Mello, diretor da Unicol Business Club, e Thiago Lopes, fundador da página “Viver em Santos” e gerente de Marketing América Latina da MSC Brasil. “Cidadania e Diversidade” foi o tema de Wellington Paulo da Silva Araújo, coordenador de Políticas para a Infância e Juventude de Santos. “Resolução CONANDA 199/2017 – Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) no CONANDA” ficou por conta de Antônio Jorge dos Santos, conselheiro do CONDECA-SP e assessor da Febraeda.

 

Além das oficinas de Cidadania e sobre o CONANDA, os adolescentes e jovens também participaram de atividades recreativas com os educadores do CAMPS, Thiago Fernandes e Gilberto Coelho, assistiram à peça “Jovem, Mostra a Sua Cara”, apresentada pelos jovens do CAMPS, e realizaram visita de bonde na região do centro e ao Museu Pelé. Todos receberam brindes da cidade de Santos e o “biscoito praiano”, típico da cidade.

 

No dia 1º, os dirigentes participaram da Reunião do Conselho de Administração da Febraeda, avaliando o orçamento e o plano de ação da federação para 2018 e refletindo sobre os rumos da assistência social e da socioaprendizagem realizadas pelas entidades assessoradas. Na oportunidade, todos assistiram à apresentação da empresa Bússola Social, que ofereceu uma ferramenta de gestão para identificar, monitorar e impulsionar os impactos sociais dos atendimentos realizados pelas entidades.

 

O encerramento da etapa de formação do evento, no dia 1º, foi emocionante, quando os participantes puderam assistir à matéria veiculada na TV Tribuna de Santos sobre o aniversário do CAMPS. Também puderam refletir sobre as questões apresentadas pelos jovens à plenária, em especial sobre o tema “Como seria o mundo se os adolescentes e jovens fossem ouvidos?”.

 

O presidente da Febraeda, Silvio José Marola, e o presidente do CAMPS, Elias Francisco da Silva Jr., agradeceram a presença de todos, elogiando a dedicação das equipes e incentivando o prosseguimento dos estudos e trabalhos das entidades de assistência social e socioaprendizagem em prol dos adolescentes, jovens e suas famílias.

 

Presidentes da Febraeda, Silvio José Marola (à direita), e do CAMPS, Elias Francisco da Silva Jr.

 

Apresentação de Tharcísio Esteves Fernandes e Atílio Peppe

 

 

Confira mais fotos

Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook

FEBRAEDA  -  Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes

Copyright © 2023

Elaborado por Presscom Comunicação

Entre em contato:
(11) 2068.6214

febraeda@febraeda.org.br

Encontre-nos:

Rua Elba, 982 - Vila Moinho Velho

São Paulo – SP - CEP: 04285-001