Fundação Salvador Arena E Febraeda Realizam 1º Ciclo Sobre Rede De Entidades Do Rio
Com patrocínio e apoio da Fundação Salvador Arena (FSA), a Febraeda (Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes) realizou no dia 7 de julho o Ciclo de Formação 1 do projeto “Fortalecimento da Rede de Entidades de Assistência Social e de Aprendizagem no Estado do Rio de Janeiro”.
O evento aconteceu na Associação Cristã de Moços (ACM), na capital fluminense, e deu continuidade ao tema do seminário que ocorreu em março. O projeto terá, além de monitoramento virtual e presencial durante o ano, mais dois Ciclos de Formação com oficinas técnicas.
No Ciclo 1, estiveram presentes 57 profissionais, que avaliaram o evento com nota 4,6 (em uma escala de 0 a 5). O encontro reuniu integrantes de 21 entidades de assistência social e aprendizagem e um representante da SRTE-RJ (Superintendência Regional do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro). O dia foi marcado por muito estudo, reflexões e atividades, num conjunto de ações classificado como excelente pelos participantes. Durante o evento, a doutora Rozangela Borota Teixeira, consultora jurídica da Febraeda, realizou uma orientação sobre a nota técnica nº 02/2017 – DRSP/SNAS/MDS, 2016 LBJ Shoes com o tema “A socioaprendizagem no âmbito da assistência social”. O auditor fiscal doutor Rogério Santos, Angel Pagan Jersey da SRTE-RJ, falou sobre “Aprendizagem profissional e cotas sociais”.
Depois, ele e Rozangela Borota Teixeira abordaram o tema “Diálogo com as entidades e construção conjunta de subsídios para proposta de relação de fomento sobre cotas sociais de aprendizes, à luz do novo regime jurídico das parcerias entre o poder público e as organizações da sociedade civil”. Outra atividade foi a oficina com Jane Clemente, especialista em Gestão de Projetos Sociais, que desenvolveu o tema “Os desafios do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários – SCFV”. O próximo ciclo será realizado em 20 de setembro, no Hotel Novo Mundo, também no Rio, e será dedicado, principalmente, aos educadores que atuam na aprendizagem, refletindo e debatendo sobre metodologia de formação.
