top of page

Capacitação “Territórios E Análise Socioterritorial” Acontece Em Santo André

A sede da CLASA (Casa Lions de Adolescentes de Santo André) sedia nos dias 21 e 22 de julho uma capacitação promovida pela Febraeda (Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes) que terá como tema “Territórios e Análise Socioterritorial – entendendo as complexidades do território e os indicadores de mapeamento para o diagnóstico socioterritorial”.

A capacitação é voltada a assistentes sociais e demais técnicos que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Os objetivos do evento, que terá como docente o assistente social Rodrigo Aparecido Diniz, são: estimular a compreensão e análise do conceito de território, a partir de suas dimensões históricas, culturais, econômicas e sociais; compreender a territorialidade como expressão dos processos de sociabilidades, no movimento dos sujeitos sociais no uso do território, em seus aspectos relacionais e dinâmicos, que confluem traços concretos e vivenciais das comunidades; e estimular a capacidade de análise dos trabalhadores e gestores das entidades sociais no que tange aos índices e indicadores socioterritoriais para mapeamento diagnóstico de suas regiões de atuação.

Durante a capacitação, haverá exposição dialógica de bases conceituais e teóricas sobre os conteúdos propostos e debates a partir das situações trazidas pelos participantes, observando estímulo à participação e construção de alinhamento coletivo dos conceitos. Também serão realizadas oficinas teórico-práticas sobre índices, indicadores e atributos sociais para a construção de diagnósticos socioterritoriais, observando o trabalho em subgrupos para a construção de motes de análise territorial.

Sobre o docente

Rodrigo Diniz é mestre em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atua como assistente social da Prefeitura de São Paulo e professor convidado do curso de pós-graduação, lato sensu de Gestão de Políticas Públicas e Projetos Sociais do Centro Universitário UNIFAI (SP). É pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Identidades e Narrativas Orais do PEPGSS da PUC–SP e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Cidades e Territórios da Universidade Cruzeiro do Sul. De 2014 a 2015, realizou trabalho de consultoria e estudo conceitual sobre territórios e territorialização na Política de Assistência Social junto ao MDS (Ministério do Desenvolvimento Social).

É consultor nas áreas de Assistência Social e Territórios.

As inscrições para a capacitação são gratuitas e limitadas.

Programação

21/07

9h30 Acolhida e café 10h Abertura 10h30 Aquecendo olhares: o território e nós 11h Refletindo a categoria Território (território usado) 12h30 Almoço 13h30 Territorialidades e Sociabilidades 15h Dinâmica / trabalho em grupo redes e território 15h50 Territórios e políticas públicas 17h 10 Avaliação do dia 17h30 Encerramento

22/07

8h30 Café 9h Aquecimento de grupo: esquentando a reflexão 9h20 O Debate sobre indicadores e atributos socioterritoriais para o diagnóstico territorial 11h Trabalho em subgrupos de identificação de indicadores socioterritoriais 12h30 Almoço 13h30 Trabalho em subgrupos de construção de diagnósticos territoriais 14h40 Apresentação das sínteses dos trabalhos dos subgrupos contendo as pistas dos diagnósticos territoriais 15h30 Avaliação do encontro 16h Encerramento

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook
bottom of page