Please reload

Posts Recentes

Capacitação “Territórios E Análise Socioterritorial” Acontece Em Santo André

A sede da CLASA (Casa Lions de Adolescentes de Santo André) sedia nos dias 21 e 22 de julho uma capacitação promovida pela Febraeda (Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes) que terá como tema “Territórios e Análise Socioterritorial – entendendo as complexidades do território e os indicadores de mapeamento para o diagnóstico socioterritorial”. 

 

A capacitação é voltada a assistentes sociais e demais técnicos que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

 

Os objetivos do evento, que terá como docente o assistente social Rodrigo Aparecido Diniz, são: estimular a compreensão e análise do conceito de território, a partir de suas dimensões históricas, culturais, econômicas e sociais; compreender a territorialidade como expressão dos processos de sociabilidades, no movimento dos sujeitos sociais no uso do território, em seus aspectos relacionais e dinâmicos, que confluem traços concretos e vivenciais das comunidades; e estimular a capacidade de análise dos trabalhadores e gestores das entidades sociais no que tange aos índices e indicadores socioterritoriais para mapeamento diagnóstico de suas regiões de atuação.

 

Durante a capacitação, haverá exposição dialógica de bases conceituais e teóricas sobre os conteúdos propostos e debates a partir das situações trazidas pelos participantes, observando estímulo à participação e construção de alinhamento coletivo dos conceitos. Também serão realizadas oficinas teórico-práticas sobre índices, indicadores e atributos sociais para a construção de diagnósticos socioterritoriais, observando o trabalho em subgrupos para a construção de motes de análise territorial.

 

Sobre o docente

 

Rodrigo Diniz é mestre em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atua como assistente social da Prefeitura de São Paulo e professor convidado do curso de pós-graduação, lato sensu de Gestão de Políticas Públicas e Projetos Sociais do Centro Universitário UNIFAI (SP). É pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Identidades e Narrativas Orais do PEPGSS da PUC–SP e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Cidades e Territórios da Universidade Cruzeiro do Sul. De 2014 a 2015, realizou trabalho de consultoria e estudo conceitual sobre territórios e territorialização na Política de Assistência Social junto ao MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). 

 

É consultor nas áreas de Assistência Social e Territórios.

As inscrições para a capacitação são gratuitas e limitadas.

 

Programação

 

21/07

9h30 Acolhida e café
10h Abertura
10h30 Aquecendo olhares: o território e nós
11h Refletindo a categoria Território (território usado)
12h30 Almoço
13h30 Territorialidades e Sociabilidades
15h Dinâmica / trabalho em grupo redes e território
15h50 Territórios e políticas públicas
17h 10 Avaliação do dia
17h30 Encerramento

 

22/07

8h30 Café
9h Aquecimento de grupo: esquentando a reflexão
9h20 O Debate sobre indicadores e atributos socioterritoriais para o diagnóstico territorial
11h Trabalho em subgrupos de identificação de indicadores socioterritoriais
12h30 Almoço
13h30 Trabalho em subgrupos de construção de diagnósticos territoriais
14h40 Apresentação das sínteses dos trabalhos dos subgrupos contendo as pistas dos diagnósticos territoriais
15h30 Avaliação do encontro
16h Encerramento

 

 

 

Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook

FEBRAEDA  -  Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes

Copyright © 2023

Elaborado por Presscom Comunicação

Entre em contato:
(11) 2068.6214

febraeda@febraeda.org.br

Encontre-nos:

Rua Elba, 982 - Vila Moinho Velho

São Paulo – SP - CEP: 04285-001